segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mensagem de fim-de-ano




FELIZ ANO NOVO!
“E assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos.” Ageu 1:7.

 Estamos na virada de mais um ano e, como sempre acontece, estamos cheios de esperanças de que o ano que virá será melhor que o velho. Desejamos paz, saúde e prosperidade para nós mesmos e para os nossos amigos e parentes, e não há nada de mal nisto, pelo contrário, é bom que estejamos sempre em busca de melhoras e crescimentos em nossas vidas e na dos nossos queridos. Mas o que poderá realmente nos assegurar o sucesso no ano que chega?
As tradições supersticiosas (e alguns irmãos infelizmente têm crido nelas) pregam o uso de determinadas cores para alcançar determinados resultados, que se deve dar um beijo em alguém querido exatamente à meia noite, que se deve comer isto ou aquilo, que é bom estar à beira-mar, etc.

Infelizmente, para os supersticiosos que gastam muito para satisfazer tais exigências, não há nenhuma garantia de que o ano será verdadeiramente bom, pois apenas Deus é o Senhor da história e apenas Ele tem a prerrogativa de determinar o curso de nossas vidas.
A profecia de Ageu fala exatamente da prosperidade do povo de Deus. Mostra que o povo passava por necessidades porque se afastara dos caminhos do Senhor dos Exércitos e que seria novamente próspero, em suas vidas e negócios, se retornassem para a vontade revelada do Senhor. O verso no início deste texto diz: “Aplicai os vossos corações aos vossos caminhos” e, com esta expressão, o profeta está querendo dizer que devemos considerar o nosso passado e aplicá-lo aos nossos caminhos no presente e no futuro. Estamos fazendo isto?

Precisamos sempre lembrar o que Deus fez e tem feito por nós. Conseguir reconhecer a graça divina nos fatos, mesmo os mais simples do nosso cotidiano, para percebermos o quanto Ele é misericordioso e amoroso para conosco. Precisamos nos lembrar sempre do que já aprendemos sobre a vontade de Deus para os seus filhos e prosseguir neste conhecimento. Precisamos nos lembrar sempre de que Deus nos chamou para a luz e não para permanecermos nas obras das trevas.
Para termos um ano novo abençoado e dirigido pelo Espírito Santo devemos nos lembrar de Deus em todos os nossos dias e aplicar a sua verdade em nossas vidas, a sua justiça a nós revelada, e os seus preceitos positivos e negativos a todos os nossos pensamentos, valores e ações. Esta é a garantia real de um ano bom, talvez não pelos padrões do mundo, mas pelos padrões de Deus, que nos declara que “todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto” – Romanos 8: 28.
Que o Espírito de Cristo nos ilumine e que tenhamos um ano de 2010 pleno de bênçãos divinas advindas da nossa correta comunhão com o Senhor. Que a lembrança do que Deus tem feito por nós nos leve à fidelidade, compromisso e disposição para o serviço no reino de Deus, começando aqui pela nossa igreja local.


Para todos nós um verdadeiro Feliz Ano Novo! Amém!

Pr. João Paulo
(Em memória)

Sem comentários: